segunda-feira, 29 de março de 2010

Os cientistas políticos e suas opiniões consensuais

O programa Painel do canal por assinatura Globo News comandado pelo jornalista William Waack recebeu  no sábado, dia 13/03/2010  os cientistas políticos Bolivar Lamounier e Cláudio Couto, além do escritor e jornalista para falarem sobre a visita do presidente Lula à Cuba.
A temática abordada comentou sobre a morte de um preso político ocasionada pelo agravamento de sua saúde devido a greve de fome, a situação do embargo a Cuba e sua correlação ou não com as dificuldades econômicas e sociais encontradas por Cuba principalmente a partir da derrocada da ex União Soviética, e, evidentemente, as declarações do presidente Lula em relação a morte do preso cubano e os direitos humanos naquele país e no mundo.
Como em quase todos os programas a política externa do presidente Lula, segundo esses consagrados politólogos está equivocada. O presidente se aproxima de Chaves, do presidente Iraniano e dialoga com Cuba, todos de uma vez, independente dos seus regimes políticos e de suas posições sobre os mais diversos temas mundiais e suas rivalidades declaradas.
Criticar a política externa de um governo ou qualquer política faz parte do ambiente de qualquer país democrático, mesmo que essa democracia seja formal. Acontece que a crítica do grupo Fernando Henriquista, assim como a do Democratas, dos embaixadores conservadores e dos jornalistas da grande mídia é a mesma, isto é, não se sustenta em argumentos práticos significativos.
A política externa de Lula demonstra coragem e muita coerência quando lida com assuntos espinhosos e que não estão de acordo com as matizes de pensamento da liberal-social democracia burguesa. As críticas de Couto e Lamounier estão ancoradas em argumentos bastante rasos e pragmáticos quando tratam desse tema.
A morte de um preso político em Cuba e a não utilização do receituário liberal conservador e muitas vezes reacionário por parte do governo brasileiro para lidar com as mais diversas temáticas mundiais faz do governo um fraco negociadormediador na arena internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário